Por que ensinar Yoga para crianças e adolescentes?
Se surpreenda com os efeitos do Yoga para esta faixa etária
por Maria Ester Massola
Yoga é uma prática milenar de autoconhecimento que visa através do corpo, acalmar a mente. Como diz o Prof. Marcos Rojo em meu livro: “Yoga e criança compõe uma boa combinação, desde que Yoga seja tratada como Yoga e criança como criança”. Assim, respeitando cada fase de desenvolvimento, as crianças vão aprendendo com os valores éticos, Yamas e Nyamas, valores como não-violência, respeito, verdade, contentamento que irão fazer parte de sua formação.
Toda a prática estimula o alongamento, a flexibilidade, a atenção e a concentração, o desenvolvimento da respiração completa, ensina o relaxamento consciente e a administração do estresse, fortalecimento do sistema imunológico e melhora o comportamento e a aprendizagem.
Coloco abaixo alguns dados e resultados de pesquisas nesta area do Yoga:
- Estudos sobre os efeitos terapêuticos do yoga para os jovens também indicam melhorias para a saúde mental, desempenho acadêmico em relação ao estresse e ansiedade e desempenho em tarefas de atenção e memória, correlacionando de forma significativa e positiva a consciência corporal e a regulação das emoções.
- Programas de yoga em escolas indicam que tais práticas aparecem como uma opção válida para a redução da pressão arterial, da frequência cardíaca e respiratória e, também como opção benéfica em relação à regulação emocional, para diminuição da ansiedade, do estresse e do índice de déficit de atenção.
- Quando o sistema nervoso parassimpático é ativado, aumenta nossa capacidade de aprender e se concentrar, assim o Yoga também pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida.
- Só nos EUA, mais de 940 escolas implementam programas de Yoga atualmente. E a procura por professores especializados em Yoga para Crianças e Adolescentes vem crescendo muito nos últimos anos. Existe um potencial imenso de crescimento nesta área, cada vez mais escolas e instituições vem procurando oferecer esta prática, visando desenvolver atenção e concentração em seus alunos, desenvolver o corpo integralmente, bem como o desenvolvimento de habilidades emocionais, tão importantes e associadas à práticas mente-corpo como yoga.
Contudo, para desenvolver o trabalho de Yoga com Crianças e Adolescentes é essencial ser praticante e ter formação sólida no campo de Yoga, aprofundar constantemente os conhecimentos sobre Yoga, Desenvolvimento Infantil, Psicomotricidade, Habilidades Socioemocionais e Jogos Infantis.
Maria Ester Azevedo Massola
Formada em Educação Física e faixa preta IIº Dan, Marisa Ester Azevedo Massola lecionou Karate para crianças e adolescentes por 12 anos. Em 2002 começou a desenvolver o trabalho de Yoga para crianças e adolescentes em escolas em São Paulo. Atualmente trabalha no Grupo de Medicina Integrativa do Hospital Albert Einstein, atendendo esta faixa etária na Onco-Hematologia.