Marcos Rojo
1. Em seu ponto de vista, qual a principal ajuda que o Yoga pode oferecer em um processo de cura?
R: A aplicação de algumas técnicas de Yoga, no tratamento de pacientes com distúrbios específicos, tem sido comprovada pela ciência, mas, o conceito de cura vai além disso.
A palavra cura, em Yoga, significa a remoção dos fatores que perturbam a saúde de uma pessoa.
A doença acontece quando nos encontramos fora do nosso estado natural. O natural do ser humano é um estado integrado, sem conflitos, medos, desejos e apegos. Nosso estado natural é contentamento é viver meditativamente.
Portanto, quando se fala em cura no sentido do Yoga, temos que pensar em rever nossas prioridades, temos que mudar nossas atitudes, temos que repensar a nossa vida sem nos esquecermos de que um dia vamos morrer e que morrer não é ser derrotado.
2. Se você puder escolher uma ou duas ferramentas do Yoga para pacientes em processo de cura, quais indicaria (posturas, pranayamas, mantras, meditação)? Por quê?
R: A escolha da “ferramenta” vai depender daquilo que deve ser melhorado. Para alguns pacientes com problemas respiratórios, talvez, o mais indicado seja a aplicação de técnicas respiratórias; para pacientes com problemas cardíacos, talvez o relaxamento; para os deprimidos, talvez cantos devocionais. Seja qual for a técnica a ser escolhida, não se deve esquecer que o Yoga é um sistema holístico. A aplicação de uma técnica específica para cada patologia é uma tendência de “alopatização” ocidental que não pertence ao universo do Yoga.
3. Na sua experiência como professor e pesquisador, quais são as doenças típicas da nossa época, por que acontecem e por que o Yoga pode ajudar nos respectivos tratamentos?
R: As doenças típicas da nossa época são, a meu ver, as doenças provenientes do “stress”. Todas as que têm um fundo emocional e que tem como causa um sistema nervoso sobrecarregado.
Não é fácil optar por um tipo de patologia, mas tenho visto que as perturbações do sistema respiratório são muito aliviadas com práticas de Yoga.
As técnicas de relaxamento, meditação, auto-observação, alongamento, respiração consciente, procedimentos de limpeza, ajudarão muito a aliviar os sintomas de várias doenças, mas o Yoga pensa muito mais na prevenção do que na cura. Como alguém já disse uma vez: “pratique yoga antes que você precise”.